GrahamsBloggerNovelTemplate

IX. Transporte

O Guia Log (s.d.) tem ligações a endereços na Web onde estão disponíveis informações sobre problemas nos combustíveis, roubo de veículos e carga, trânsito urbano e interurbano, meteorologia, índices do custo de transporte e barreiras técnicas às exportações, tudo referente ao Brasil (Eva, 2006).


Caminho Mais Curto

Suponha-se que para fazer uma entrega de mercadoria se pretende determinar a rota de menor custo entre um centro de distribuição (O) e um hipermercado (T) na rede da Figura 9.1. Os valores dos arcos tanto podem representar distâncias, como tempos de deslocação e quaisquer deles são usados como medida indirecta do custo de fazer a entrega. Todas as vias são de dois sentidos.

Figura 9.1. Rede de estradas.
Fonte: Hillier e Lieberman (2005)

Trata-se, então, de determinar o caminho mais curto de uma origem (O) a um destino (T). Este problema pode ser resolvido aplicando vários algoritmos e programas. Um desses algoritmos é descrito por Hillier e Lieberman (2005) e aplicado na resolução do problema da Figura 9.1.

O resultado são duas soluções óptimas, ambas com o valor de 13:

O → A → B → E → D → T

ou

O → A → B → D → T

(Godinho, 2006).


Referências

GUIALOG - Dicas. Consultado a 21 de Março de 2006.

HILLIER, Frederick S.; Lieberman, Gerald J. - Introduction to Operations Research, 8.ª ed. Nova Iorque, McGraw-Hill, 2005.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home